Apresentação

quinta-feira, 9 de julho de 2009
Chegou o CORAL Vermelho que pretende ser um espaço de diálogo interactivo, salutar e fraterno entre todos os que nele entrarem e queiram connosco, através de temas e de assuntos vários enriquecer este painel coralino.

Porquê CORAL Vermelho? E porque não? Eis a questão que nem chega a sê-la. Isto para vos dizer que afinal um nome é apenas um nome. Nada mais que o nome das coisas…ou talvez não, diria o poeta.

Mesmo assim procurou-se na simbologia inerente ao coral a íntima ligação com o mar e por extensão também simbólica, a significação com a ilha. No caso com o arquipélago. O que para nós, contextualizados nos mesmos ritos culturais, facilmente o adoptámos. Além disso, o coral representa a união, uma certa solidariedade e a firmeza rochosa que estão na sua génese. Não esqueçamos que o coral, um minúsculo organismo, que se apresenta sempre unido em colónias ou recifes de coral, é o obreiro de uma das mais grandiosas estruturas construídas por um ser vivo.

Outrossim, não nos são indiferentes o policromatismo e o multifacetismo da espécie, a arborescência da sua estrutura e a sua beleza provocadora e algo agreste, nomeadamente do coral vermelho, patrono do nosso Blog; o que, retomando a simbologia correlata ao coral, poderá significar que o pluralismo na abordagem e na apreciação dos temas que aqui se vão postar, a correcção, o respeito pelo espaço (latu sensu) do outro e um certo «savoir-faire», serão de certa forma, tal como a beleza, a natureza gregária e a firmeza que imanam do coral, as marcas relevantes que desejamos que timbrem o dito e o escrito no CORAL Vermelho.

E já agora, uma curiosidade interessante: explicam a fauna e a biologia marinhas que o coral vermelho é de águas relativamente profundas e para além de ser dos mais belos de entre a espécie, é o mais raro.

1 comentários:

Sérgio Alves disse...

Foi boa e bonita a vossa iniciativa. A boa escrita e a irreverência intelectual sempre foram excelentes "nódoas" na brancura dos tempos. Às vezes raras como o Corallium rubrum, por isso belas e importantes.
Espero que disponha de um espaço de arquivo e referência histórica para muitas publicações, livros, poemas, textos inéditos e outros documentos que imagino existir na vossa colecção e na de muitos futuros colaboradores. Bom trabalho!

Enviar um comentário