Mário Fonseca e a Poética do Amor Futuro...

terça-feira, 29 de setembro de 2009
Porque a morte surpreende sempre e dolorosamente; e porque hoje ao evocar Mário Fonseca que recentemente nos deixou, gostaria de fazê-lo através da sua poesia, a sua maior herança a todos nós deixada; venho aqui neste curto e parco texto realçar, em palavras breves, a parte mor e larga que coube à temática do Amor, eterno mote que emoldurou e acompanhou muitos versos deste poeta os quais num outro escrito chamei de «Poética do amor e da rebeldia».
A parte “rebelde” da sua poesia, mais distinta na poesia dedicada ao «nacionalismo combatente» marcou indelevelmente a sua escrita e ficará certamente como uma espécie de “ex-libris” do seu estilo poético, mas para nós também que conhecemos o homem, como uma forma de estar na vida de quem nunca “dobrou a cerviz”.
Esta introdução é minha homenagem à memória afectuosa que guardarei do poeta Mário Fonseca.
Voltando ao tema que deu o título a este escrito, ora o amor na poesia de Mário Fonseca é também vária, é igualmente cósmica e abarca um colectivo. Muitas vezes é avassalador, de tal modo o é, que o poeta ao “deitar contas” à vida, eis senão que descobre e lhe assoma claramente, a dolorosa consciência – mas sem qualquer ressentimento, antes pelo contrário, numa atitude fraterna – de “se ter dado” aos outros, de ter posto e disponibilizado a sua poesia ao serviço da “vida” – que não exactamente a sua, mas – ”a que os outros terão, mesmo se dentro de séculos
As palavras de Arménio Vieira, assinalaram e bem que Mário Fonseca pertence «à estirpe dos poetas que demandam o Ideal, esse lugar que nenhum mapa assinala» e que talvez se situe «num país distante chamado Utopia»
Mas o poeta acreditava nesse futuro perfeito que dependeria do querer e da vontade do Homem, daí que ele não teve receio em, ao defendê-lo, fazê-lo através da conjugação do verbo Amar:
Aqui tendes / O meu coração / Aberto / A todo o querer / Conjugai comigo / O verbo amar / O mais belo / O mais fácil / De conjugar / Eu amo a vida / E o pão / Partilhado / Na mesa de todos // (…) TU amas a vida / E o leite / Mungido / No úbere / Do amor // (…) ELE ama a vida / na paz merecida / dum comum caminhar / NÓS amamos a vida / E o quinhão / Que nos cabe / Porque bem / Trabalhamos / Na terra de todos / Por todos querida // (…) Se a morte vier / Em hora / importuna / Que importa / Morrer / Se é por amar /A vida / Se a semente semeada /Na terra / De todos / Germinará / Amanhã // (...)”
Mário Fonseca, in: Se a Luz é para Todos, 1998.
Por outro lado, o amor no poeta é também individualizado, sentido e dirigido. Nesta linha também está a sua “Força di Cretcheu:
Pudesse ela ressuscitar /Não queria acreditar / Que ainda vive aquele amor / Que é amor de um mesmo amar / Nascido de um mero olhar.”
Porque a natureza e os limites deste escrito o não permitem, os excertos transcritos são apenas pequeníssimos exemplos dos muitos e variados poemas que Mário Fonseca escreveu sobre o tema.
É o próprio poeta que reconheceu que a sua poesia não era – e nem ele queria que ela fosse – unívoca. Não, ela não está munida apenas de tom “vociferante e acusador.” Ora isto permite-lhe sobreviver e perdurar consistentemente como texto poético. A sua rebeldia poética vai ao ponto de ter cantado o amor em tempo de guerra.
Podia acrescentar que são múltiplas, variadas e plurissignificativas, as vozes poéticas que lhe pediram, em simultâneo, licença para se expressarem. Vale dizer, que uma das riquezas da poética de Mário Fonseca residiu exactamente no facto de ele ter dado vez e voz a todas elas.
Ora se ele assim as entendeu – as vozes poéticas – melhor as expressou em ricos poemas que hão-de de permanecer no grande texto poético cabo-verdiano como símbolos de uma pujança cultural, histórica, social e igualmente lírica e rítmica que distinguem a poesia de Mário Fonseca.

0 comentários:

Enviar um comentário