Uma tarde diferente na Assembleia Nacional…

terça-feira, 20 de setembro de 2011
Decorriam os finais dos anos 90. Havia sido decidido em Conselho de Administração da Assembleia Nacional, prover o edifício de estruturas adequadas que permitissem a entrada e a circulação no interior da casa parlamentar de cidadãos portadores de deficiência.

Ora bem, rampas exteriores e interiores prontas e colocadas, acordou-se com a Associação Nacional dos Deficientes de que a partir da tarde desse dia, já poderia informar os seus associados de que a Assembleia Nacional estava já em condições de os acolher para uma visita.

E foi assim que - nessa tarde a que chamei “diferente” no título deste escrito - ao entrar na Assembleia Nacional para me dirigir ao gabinete, vejo um movimento desusado até aí, de muitas cadeiras de rodas e de caras alegres dos seus ocupantes e algumas agradavelmente surpreendidas pelo à-vontade com que se movimentavam pela primeira vez, no interior do Parlamento de que apenas conheceriam o exterior.

Descarregados os documentos na secretária e verificados os mais urgentes a tratar, saí do gabinete e dirigi-me ao balcão para contemplar o movimento em baixo, no grande hall, por onde circulavam os visitantes especiais desse dia em direcção ao salão nobre. Debrucei-me para melhor contemplar, quando senti uma mão atrás de mim que apertava a minha mão em silêncio. Virei-me e deparei-me com o Presidente da Associação Nacional dos Deficientes, o Eng. David Cardoso, que continuava a apertar-me a mão sem pronunciar palavra alguma e os nossos olhares encontraram-se. Senti que uma espécie de emoção muito forte inundava-me e que as lágrimas já estavam a espreitar…

Lá ficámos uns segundos sem conseguir articular qualquer som de parte a parte e pensei comigo própria sem conseguir expressá-lo: “Como pequenas coisas feitas com determinação para bem servir, conseguem fazer uma enorme diferença!”

Daquela forma tinha a casa parlamentar cabo-verdiana dado um passo importante no cumprimento da lei das acessibilidades que seria proximamente ou, fora então recentemente aprovada, já não me recordo exactamente a ordem dos procedimentos. Só sei que essa tarde ficou-me memorável por ter presenciado a satisfação estampada nos rostos desses visitantes que pela primeira vez puderam penetrar no interior do Palácio da Assembleia Nacional.

0 comentários:

Enviar um comentário