Pequena Adenda ao texto “…A pedonal à Beira-mar”

sábado, 18 de maio de 2013


De uma leitora muito especial, Dulce Lush Ferreira Lima, recebi o comentário a seguir transcrito, citando apenas as partes que nos interessará certamente, e em que ela sugere uma alternativa à solução do problema, na opinião dela mais prática e eventualmente mais viável para que os utentes diários da nosso “calçadão” marítimo, consigam ter o seu espaço limpo e arranjado, para a ginástica, a marcha, a corrida e para o passeio que tão bem nos faz a todos!

Aqui vai o comentário:

(…) A intenção inspirada pela Magda e expressa no teu ultimo “post” é louvável, sem dúvida. Mas a ideia parece-me problemática , pelo que se segue.

(…)

…Como sabemos, infelizmente é esse o quotidiano de, pelo menos, centenas de famílias, pessoas que, mesmo aí ao lado do passeio, não têm o direito de fazer a mais pequena actividade diária sem ter como acompanhantes o lixo, os odores fétidos, a insegurança, etc., etc., etc.

(…) Assim sendo, e sem cair na demagogia fácil, a CMP, (Câmara Municipal da Praia) neste caso, que se quer atenta, também tem o dever de ser justa sensível. E como privilegiar uma única infra-estrutura necessária e importante quando tantas outras vitais, (…) que não poderão receber o mesmo tratamento? Como intervir? (…) Essa dificuldade em encontrar o equilíbrio entre as duas situações é a brecha por onde entra a minha observação.

(…) Segundo, uma contribuição privada para uma res publica, sim, parece à partida uma solução possível. Mas, e apenas, se forem respeitadas todas as regras que não me parece ser o caso de um pouco transparente e aleatório peditório. Creio (e espero!) que a lei não o permitirá.

(…) Assim sendo, e para que a iniciativa seja completa, justa e, verdadeiramente, cívica, creio que seria melhor ideia que os utentes do passeio, com a generosidade que certamente os caracterizará – a julgar pela “mens sana” que o “corpus sano” leva a pressupor – sacrificassem uma hora de bem estar pessoal para se reunirem e encontrarem a melhor forma de operacionalizar a contribuição. E que, isso feito, pedissem autorização à CM para a intervenção.

O que achas? Com tal observação?

Muitos beijinhos e votos de uma noite repousante.

Dulce







0 comentários:

Enviar um comentário