sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

No rescaldo do Carnaval
- Algumas incoerências bizarras -
...Sei que me vão “cair em cima” por afirmar o seguinte:
Sempre achei de uma grande falta de respeito a uma etnia, a uma comunidade humana, por sinal, nossa vizinha, o facto de existir um grupo carnavalesco denominado “Os Mandingas”. Na mesma linha, mas um pouco mais suave e irónico, a existência da um grupo carnavalesco denominado: “Vindos de África.”
Sim, se existem defensores entre nós, quase fundamentalistas de que apenas somos africanos, esquecendo esses ditos fundamentalistas rácicos, o lado europeu que conjuntamente com o negro, nos deu a  nossa bela mestiçagem; “Vindos” de África,  assim apresentado em desfile carnavalesco, até parece um grupo exogéneo, “Vindos de...” algo exótico, vindo de fora e, passível de ser gozado, no timbre e no espírito folião do Entrudo.
Faço-me entender: o Carnaval é exactamente um período, uma época de libertinagem (permitem-me a expressão no seu sentido literal) em que se pode parodiar, gozar e troçar de situações, de pessoas e de factos que  normalmente - o gozo - é interditado socialmente em festas que não sejam as presididas pelo Rei Momo.
Ora bem, assim sendo, analiso o facto de se parodiar os Mandingas, ou os Vindos de África nesta acepção. É Carnaval, vamos lá parodiá-los... Carnaval é brincadeira, picardia, gozo e caricatura. É Carnaval, ninguém leva a mal...
 Também sei que os  grupos não estão para aí virados, nessa de fazer alguma meta-semântica ou, pensar no significado mais aprofundado historicamente dos seus mascarados...
Mas sejamos minimamente coerentes, uma vez que também quem faz isso, quem organiza e toma parte nestes grupos carnavalescos, até acredito que defenda valores positivos para o Continente africano.
Para melhor contextualizar o tema a que me propus, não posso esquecer e trago-a à colação, a admiração do escritor angolano, Agualusa quando assistiu a um Carnaval no Mindelo e terá exclamado ao ver o Grupo “Os Mandingas”...”Eh! pretos mascarados de pretos!”... Que estranho!
Imaginem um grupo de europeus mascarados de...”brancos”?... ou um desfile de Carnaval num país africano com um grupo “Vindos de África?
É certo que também me podem contrapor com as figuras que entrem  normalmente no Carnaval e que são por nós tidas por bonitas e mágicas como as fadas, as princesas, entre outras figuras renovadas nessa época. Mas essas são mitológicas. São figuras do nosso imaginário. Mas os Mandingas são reais, de carne, osso e  de sentimentos. E não devem gostar de se verem  parodiados...
Ou então, é o nosso ser mestiço que brinca com à-vontade com os dois lados...no caso, e até agora, apenas com o lado africano, pois desconheço que já tenha aparecido, entre nós, um Grupo folião, carnavalesco, denominado: “Vindos de Europa”. Se sim. Sou capaz de rever e de alterar este texto.


0 comentários:

Enviar um comentário