sábado, 1 de abril de 2023

 

 1 de Abril, o Dia das Mentiras!

Como alguém disse, o Homem não conseguiria viver só com verdades, porque não resistiria à verdade daquilo que os outros sobre ele pensam…

Aliás, assim reflectido nas palavras Catarina Lucas, Psicóloga Clínica: Viver só com a verdade implicaria receber todo o tipo de comentários sobre todas as facetas da nossa vida, o que, possivelmente, magoaria os nossos sentimentos, e nós não estamos preparados para ouvir tudo o que todas as outras pessoas pensam sobre nós.”

Por ter achado com muito humor, a capacidade de justificação de falta ao trabalho, transcrevi para o “Blog” o texto que se segue retirado do “Human Resources” na Sapo.pt

Hoje celebra-se o Dia das Mentiras. Isso significa que estamos autorizados a dar asas à imaginação e a inventar pequenas mentiras para pregar partidas.

A efeméride surgiu em França, no século XVI. Até então, os Franceses guiavam-se pelo calendário Juliano, celebrando a passagem de ano a 1 de Abril, mas, em 1564, o rei D. Carlos IX instituiu o calendário Gregoriano, mudando assim o calendário Juliano em que a passagem de ano se celebrava a 1 de Abril.

Como a velocidade da informação não era como a de hoje, alguns estavam informados, porém grande parte da população não tinha conhecimento desta alteração. As pessoas que sabiam pregavam partidas às que não sabiam e continuavam a enviar convites para festas de Ano Novo a 1 de Abril.

Estas brincadeiras ficaram de tal forma virais que passaram a ser tradição em França e noutros países, como Itália e Bélgica. Na Dinamarca, comemora-se a 1 de Maio e, em Espanha, a 28 de Dezembro, o Dia dos Santos Inocentes.

A norte-americana Readers’ Digest fez uma compilação das 30 maiores «mentiras» usadas no trabalho, ou melhor, para faltar ao trabalho. Veja se se “identifica” com alguma delas…

«Não posso ir trabalhar porque comi comida de gato enlatada, em vez de atum, e estou a morrer.»

«Fiquei preso na máquina de medir a pressão arterial na farmácia e não consigo sair.»

Um colaborador passou o dia a tirar os seus pertences do lixo porque a mulher descobriu que ele a enganava.

«Parti o braço enquanto tentava apanhar uma sanduiche.»

«A minha avó envenenou-me com fiambre.»

Um colaborador disse que não podia ir trabalhar porque uma vidente lhe dissera para não sair de casa ou teria uma hemorragia cerebral.

«Não posso ir trabalhar porque sem querer entrei num avião.»

Um colaborador não podia ir trabalhar porque tinha saído na noite anterior e não sabia onde estava quando acordou.

«Não posso ir trabalhar porque tenho de ir ao funeral do cão da prima da minha mulher. Eu era o padrinho do cão.»

Uma colaboradora disse que não podia ir trabalhar porque alguém tinha colado as portas e janelas e não conseguia sair de casa.

«Não posso ir trabalhar porque a minha dentadura voou pela janela quando ia na auto-estrada.»

Um colaborador recusou-se a ir trabalhar porque o seu peixe de estimação não se sentia bem.

«Não posso ir trabalhar porque o ozono que está no ar esvaziou os pneus do carro.»

Uma colaboradora não pôde ir trabalhar porque tinha morcegos no cabelo.

«Não posso ir trabalhar porque pus o meu uniforme a secar no micro-ondas e pegou fogo.»

Um colaborador disse que se tinha esquecido que fora contratado para aquele trabalho.

«Não posso ir trabalhar porque o corpo da minha avó vai ser exumado numa investigação policial.»

«Não posso ir porque estou à espera da seguradora. Uma vaca entrou pela casa adentro.»

«Não posso ir trabalhar porque o meu cachorro pegou-me a gripe.»

Um colaborador disse que não podia ir trabalhar porque se tinha esquecido que já não era fim-de-semana.

«Não posso ir porque o vento arrancou o telhado de minha casa.»

Um colaborador alegou que havia encomendado uma pizza na noite anterior, mas estava atrasada e agora tinha de ficar à espera que a entregassem.

«Não posso ir trabalhar porque a minha mãe fechou-me no armário.»

«Não posso ir porque a minha sogra não pára de falar.»

Um colaborador disse que não podia ir trabalhar porque estava com enjoos matinais.

«Não posso ir trabalhar porque está demasiado frio.»

Um colaborador chegou uma hora atrasado porque um astrólogo o avisou de um grande acidente na auto-estrada e teve de usar as estradas secundárias.

«Não posso ir trabalhar porque o café está demasiado quente e tenho de esperar que arrefeça.»

Um colaborador estava no local de trabalho, mas adormeceu no parque de estacionamento.

«O meu cão comeu o meu horário de trabalho.»

 

E viva 1 de Abril! Também chamado: O Dia dos Santos Inocentes!

1 comentários:

Adriano Miranda Lima disse...

Este post é interessante e tem informações sobre a origem do Dia das mentiras que pouca gente deve conhecer.

Enviar um comentário