terça-feira, 28 de março de 2023

 


O livro «Ao Sabor dos Ventos», foi apresentado no dia 29 do mês que ora finda, na Casa da Memória, na cidade de São Filipe na ilha do Fogo.

A autora, Gilda Marta Vieira de Vasconcelos Barbosa, nasceu na ilha do Fogo, na cidade da São Filipe onde reside actualmente. Aposentada. Licenciou-se em Ciências Matemáticas, na Universidade de Coimbra. Foi professora no Liceu da  cidade da Praia, e no Seminário de São José da mesma cidade. Mais tarde, entrou para o Serviço Social da Igreja e foi Secretária-Geral da Cáritas de Cabo Verde.

«Ao Sabor dos Ventos» resultou de um conjunto de crónicas que foram publicadas no Jornal «Terra Nova», durante um largo período de tempo.

Saúdo efusivamente a autora, felicitando-a por este valioso livro que ora passa para os leitores, na certeza de que está a concorrer para um conhecimento mais aprofundado, com muita seriedade, de questões históricas, sociais, entre outras, da ilha do Fogo, que o livro foca, num estilo sóbrio e escorreito que é apanágio da  autora, Gilda Barbosa.

Igualmente, aproveitar para dizer que é bom que o leitor seja e esteja prevenido, que na leitura de: «Ao Sabor dos Ventos”, estará perante uma autora de uma probidade e de uma honestidade intelectuais, a toda a prova.

Gilda Barbosa investiga e interroga-se muito sobre os conteúdos do seu labor de pesquisadora. Não se contenta e nem dá por definitivo as hipóteses e por vezes, nem mesmo as teses que defendem tal e tal ponto de vista sobre determinado assunto. Não, o leitor terá ocasião, ao ler o livro, de verificar que a autora tem dúvidas -sempre na linha da dúvida metódica - muitas vezes sobre as origens e os inícios, dos pilares que foram estruturantes para a criação da sociedade foguense.  Ela também tenta desfazer alguns mitos sobre as gentes da ilha do Fogo, focando sobretudo, as famílias outrora gradas, da cidade de São Filipe.

Para isso, a autora pesquisou com seriedade e só concluiu o facto histórico ou, o facto social, que nos descreve, quando, o grau de certeza, na pesquisa que ela encetou, a conduzir à verdade, ou, à aproximação dessa mesma verdade.

Aliás, a autora, numa atitude de despojamento que diria intelectual, lança os seus questionamentos, as suas interrogações, os quais, fazem com que o leitor se sinta seu aliado, e se sinta também envolvido no processo da descoberta da verdade demandada pela autora.

Afinal, tudo isto, acaba por revelar também que Gilda Barbosa é portadora de uma enorme e notável humildade intelectual.

E isso, cria muita empatia com quem esteja a ler as crónicas coligidas neste livro e torna sumamente agradável a sua leitura.

Para além disso, ao longo da leitura de «Ao Sabor dos Ventos», o leitor aperceber-se-á de que está perante alguém, - Gilda Marta Barbosa - que veicula na sua escrita, os valores cristãos que fizeram e que fazem parte da sua educação, da sua formação, pois que são parte integrante do seu ser e do seu estar perante a vida.

Ora bem, as matérias e os assuntos contidos e desenvolvido ao longo dos sete capítulos, são versados com sobriedade, com mestria, de quem deseja que a sua mensagem seja lida e entendida por todos. Aliás, é a própria autora que no-lo diz numa frase interessante, inserta na “Nota Introdutória”, passamos a citar: “(…) acessível a qualquer um” fim de citação.

Convido e exorto o leitor a ler este precioso legado de quem sabe e  de quem conhece bem a sua ilha e, sobretudo, a sua cidade.

Obrigada, querida Gilda!

 

Praia, Março de 2023.


2 comentários:

Adriano Miranda Lima disse...

Associo-me à saudação à autora e felicito-a pelo seu livro "Ao sabor dos ventos". Pelo que é aqui descrito, o livro é de real interesse.

Anónimo disse...

Obrigada, querida Ondina pela análise da minha escrita.Nao conhecia em mim tantas características. Sou um pouco azelha nos blogues

Enviar um comentário