…A pedonal à beira-mar…

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Recebi de uma leitora, por sinal de uma jovem amiga, a Dra. Magda Barbosa Vicente, o apelo que adiante transcrevo. Embora a autora me tivesse pedido que o texto dela fosse apenas para me inspirar e para sobre o tema preparar um “post”. Pensei que o melhor seria (pedindo-lhe daqui a permissão) transcrever para o Coral-vermelho, a mensagem original, pois concordo com o que nela vem explanado e bem, sobre o nosso passeio de marcha, “calçadão” na versão brasileira, que, creio, estimado, (ou devia ser) por aqueles que o frequentam diariamente para a marcha e para a ginástica, tão necessárias ao nosso bem-estar físico e mental.

Com efeito, há necessidade e alguma premência que se façam obras para a melhoria daquela zona tão aprazível ou, no mínimo, que se cuide da preservação e manutenção desse património tão útil e aprazível do munícipe praiense. O que nos é dado a ver de perto nada tem de belo, bem pelo contrário, a terra, os pedregulhos e o lixo que se amontoam e que ladeiam o passeio extenso, as encostas adjacentes que formam enseadas com o mar à vista e onde muita gente aproveita para piqueniques e mergulhos; poderiam ser limpas e melhoradas.

A sugestão de uma contribuição cívica de todos nós que usamos o local para passeios e exercício físico pode muito bem ser aproveitada pelas autoridades municipais que gerem o grande passeio, e assim promover algumas benfeitorias que tão bem serviriam os munícipes!

Para estes últimos, uma palavra (aliás chamada de atenção feita pela autora do texto que a seguir devem ler): cuidemos da pedonal à beira-mar, estimemo-la e não permitamos que a maltratem com o lixo resultante de convívios e de excrementos de animais.

Um agradecimento à Dra. Magda pela sugestão e pela alegria e o enorme prazer que me dá de participar neste espaço que é também dos amigos que é o “coral-vermelho”: Tal como prometido aqui vai o texto recebido:

...“Tendo em conta que tem um blog (que muito aprecio e que há muito está guardado nos meus favoritos) de assuntos diversos e, tendo em conta que não tenho esse dom abençoado da escrita, «aproveito-me» de si para lhe propor um tema para um post:

-O estado degradante da nossa pedonal, «à beira mar plantada», para os praticantes do revigorante e saudável footing.

Fico com pena de todos nós que a frequentamos. É, não vale só a brisa do mar, as ondas, os magníficos «pores-do-sol», isso tudo é de graça, basta sensibilidade para os apreciarmos. Mas, e o resto? Principalmente, aquilo que é consequência de acções e dos comportamentos humanos, ou melhor de munícipes que afinal não sabem como viver numa cidade: o lixo que se acumula nas bermas e nas praias depois de um dia de «tcholdra», os entulhos de obras, o mato selvagem que ficou desde de quando choveu, as matilhas de cães vadios e rançosos e, para completar este quadro, as bostas de vaca em todos os seus estados possíveis e imaginários.

Gostaria de ver a nossa pedonal embelezada e reabilitada, ladeada de coqueiros e banquinhos colocados de frente para o mar e, principalmente, livre de todos os odores orgânicos que não fosse a maresia.

Mas, lá está, isso acarretaria custos, afinal estamos em tempo de crise, Cabo Verde é um País pobre, o nosso município também é pobre e, blá, blá, blá, que o resto já sabemos de cor. Então, e se pelo menos propuséssemos ao nosso Presidente da Câmara (que aliás também é um frequentador assíduo e, será que desatento…?) que com um Caterpillar varresse todo o lixo? Ok, é preciso que os munícipes participem nos custos? Que a Câmara faça um peditório juntos de todos os utentes desta importante infra estrutura (ahahah) nas horas de ponta, talvez o montante recolhido pagasse uma hora de aluguer do Caterpillar, simples, não????

Espero tê-la inspirado com este tema.

Um abraço, Magda”







0 comentários:

Enviar um comentário