Salvé! 5 de Maio!

domingo, 5 de maio de 2019



Dia da Língua portuguesa e da Cultura dos países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

Dirijo-me a ti, minha amada Língua em jeito de homenagem, num desabafo curto e breve, a um tempo afectivo e instrumental.

Afectivo porque me criei contigo e através de ti compreendi os outros e o mundo diferente. Também foste a minha Língua maternal primeira. Minha mãe ninou-me, embalou-me com canções que tu moldaste.

Instrumental, porque contigo aprendi as primeiras letras, os primeiros números, os livros que me acompanharam a vida toda. Os conhecimentos, os conceitos e as ideias que conceptualizei foram todas, quase todas adquiridas graças a ti.

 Por meio de ti cheguei a outras culturas, a outros escritores, a poetas, filósofos, pensadores e artistas vários.

Contigo alarguei o meu horizonte, consolidei as fundamentações das minhas convicções e do meu estar no mundo.

Afinal,  também sou o que sou - mesmo na minha dimensão crioula que tu criaste - muito  graças a ti!

Mil vezes obrigada! Minha bela Língua! Por tudo que me deste e como uma boa mãe, sem nada pedir em troca.



0 comentários:

Enviar um comentário