Bem dizer, bem escrever - ou o cuidado com a Língua –

domingo, 31 de maio de 2020



 Clarifico o leitor que o  título deste escrito foi tomado de empréstimo ao conjunto dos livros sobre esta matéria – Bem Dizer, Bem Escrever - publicados há já alguns anos por Edite Estrela, e que amiúde, consulto.
Ora bem, isto trouxe-me à memória umas férias passadas nos Mosteiros, ilha do Fogo, com as minhas duas netas mais velhas, a Inês e a Margarida, quando as levei para conhecerem a casa de infância da avó.
Remexendo e rearrumando cartas e documentos muito antigos, a Inês – com a minha permissão - releu algumas cartas que nós – filhos - escrevíamos aos pais, ora de Mindelo, ora da Praia, quando saímos da casa paterna em demanda de estudos liceais, exactamente nas duas ilhas do Arquipélago em que havia Liceus. Eram cartas as mais das vezes muito saudosas da falta que nós sentíamos dos pais, da casa e ao mesmo tempo lhes dávamos contas do nosso andamento escolar.
Assim situadas, vale dizer que uma das coisas que chamou atenção da leitora da ocasião - a Inês - pois que fazia a leitura em voz alta, para mim e para a Margarida, esta última também achou isso interessante, foram as correcções  que a mãe Celina, a bisavó, fazia às palavras e/ou às construções frásicas incorrectas por nós cometidas, (sublinhando-as) nas respectivas cartas.
Isso significava que nas chamadas férias grandes e uma vez retornados à casa, lá tínhamos nós de fazer com ela as correcções devidas.
Lembro-me que para alguns de nós (sete filhos) era um autêntico e desagradável corte no tempo  que o queríamos todo para gozar férias. Nadar, jogar e nada  fazer ...
Mas anos passados e relendo as cartas, acho que todos somos bem agradecidos à nossa mãe professora e cuidadosa educadora.




1 comentários:

Adriano Miranda Lima disse...

É a mesma esperança que me perpassa nestas férias, em que tenho "apertado" com o meu neto por causa da Matemática, para lhe suprir algumas carências ou noções pouco assimiladas. Curiosamente, com o Português, sem problemas.

Enviar um comentário