Dia da Língua e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. CPLP.

segunda-feira, 5 de maio de 2014
Salve 5 de Maio!
Comemora-se hoje o Dia da Língua e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa,a CPLP.
Celebra-se a nossa Língua comum, a língua portuguesa, base e fundamento da própria CPLP.
Entre nós, aqui nas ilhas, este dia devia servir também de reflexão para vermos em extensão os estragos e o empobrecimento que vimos fazendo à nossa expressão oral e escrita ao abandonarmos, como parece estarmos a fazer, a nossa bela Língua!

1 -Infelizmente só uma onda de incultura e de iliteracia que vem varrendo certos sectores responsáveis deste País, em que infelizmente tenho de incluir o da Educação, e do Ensino, abarcando a Cultura, a Administração Pública e Privada, a Comunicação Social, entre outros, é que pode explicar semelhante descalabro com a Língua portuguesa, e com este quase relegar para plano secundário, se não inferior, a Língua portuguesa entre nós.
Não está certo! Está-se assim, deste modo, a contribuir para um enorme atraso científico, cultural, académico dos jovens cabo-verdianos.
Estamos a penhorar o futuro deles e no pior caminho!

2 -A Língua portuguesa para além de ser nossa de pleno direito, é a nossa língua de desenvolvimento, de comunicação com o exterior.
Para comunicarmos com os falantes oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, há-de ser em português.
O abandono, sobretudo da oralidade da Língua portuguesa nas ilhas, que já é visível, assemelha-se a um autêntico assassinato linguístico, ou seja, uma amputação de parte importante e estruturante da nossa identidade cultural,

3 - Trata-se de uma língua viva, em enorme expansão. É uma língua partilhada com milhões de falantes, e muitos deles espalhados em todo o mundo. É uma língua de cultura e do desenvolvimento de Cabo Verde.
Nós não podemos construir o futuro sem ter presente o passado, esta é de “La Palisse,” dir-me-ão, mas o que quero com isto dizer é que se olharmos um pouco para trás no tempo, o que nos diz a nossa História? Que a Língua portuguesa tem sido o veículo importante do nosso desenvolvimento a todos os níveis da alfabetização, à escolarização, passando pela formação profissional, média, superior, indo até à realização no mundo do trabalho.
Reitero: deve-se tudo isso a uma das nossas línguas, a portuguesa, é ela que tem possibilitado isso ao cabo-verdiano.

4 -Faço um apelo sério aos educandos, aos professores do meu País que não descurem o ensino, da expressão oral e escrita da nossa rica língua portuguesa! Que seja de facto a língua veicular e da escola do aluno cabo-verdiano. Que ela “cresça e floresça” entre nós! Como dizia o poeta.
Um exemplo muito actual e que urge que o português volte a ser a nossa língua também de comunicação: existe nos dias que correm uma grande vaga emigratória de quadros e de jovens cabo-verdianos à procura de trabalho em Angola. Se não souberem expressar-se em português que é a língua do angolano, com certeza que a integração, o trabalho e o emprego desses jovens cabo-verdianos em terras angolanas, ficarão comprometidos e até periclitantes.
.
5 -A língua portuguesa é também nosso património e valioso! O incentivo ao seu ensino e à sua prática devem ser imperativas em Cabo Verde!

6 -A língua portuguesa deve voltar aos níveis de expressão oral e escrita que já conheceu nestas ilhas. Vai-se a uma Repartição pública já quase nenhum funcionário público se expressa em português. Entra-se num recinto escolar, académico não se ouve a língua portuguesa. O que se passa nesta terra?
Chegam cá falantes do português, gente que partilha connosco a língua e estranham e questionam o porquê desta grave lacuna?!

7 - Um dado importante e que todos devemos reter, e neste particular dirijo-me aos responsáveis pelo ensino e aos professores, apenas para lhes recordar um dado tradicional, cultural entre nós que é o seguinte: os pais e os encarregados de educação cabo-verdianos, quando enviam os filhos para a Escola, esperam, desejam que os professores ensinem aos filhos (falando com eles) a língua segunda, pois em casa a não tiveram. A maior parte das crianças. Façam um inquérito como deve ser, aos pais e encarregados de educação deste país, para saberem o que eles pensam da falta de estima que se está a ter nas nossas escolas no respeitante à língua veicular, por quem dela devia cuidar e terão muitas surpresas! É uma exigência legítima e que faz parte do nosso crescimento em termos de aprendizagem e da escolarização.

8 - O problema é que, infelizmente, um punhado de gente com altas responsabilidade neste país, e que querem à viva força fazer opinião e discípulos, movimenta-se entre nós, e o seu objectivo último é banir da Comunicação, da Educação, do ensino, do desenvolvimento cognitivo do estudante, sobretudo no desenvolvimento do seu raciocínio lógico/dedutivo, a Língua portuguesa. Alguns actuam de forma camuflada e não assumida!
Ora bem, sabemos através da experiência acumulada de muitos anos de ensino, que é através do estudo sistematizado da Língua (veicular) portuguesa, na escolarização do aprendente que este compreenderá, descodificará, e intelectualizará, as noções e os conceitos das ciências e das humanidades que compõem o seu curriculum académico. Os manuais e os compêndios estão escritos em português, logo a boa escrita e o à-vontade oral.

9 - E que dizer do alerta que chegou do Brasil? É inédito e no péssimo sentido! Para mal dos nossos pecados, o Brasil já avisou Cabo Verde que os estudantes nossos que para lá vão, não estão com nível de português para seguir cursos universitários ministrados naquele país, e que terão de ter um ano de língua portuguesa, como preparação para a entrada no ensino superior.
Ou seja, desandámos nesta matéria! Está a haver um retrocesso! Os alunos saem do ensino secundário cabo-verdiano, do 12ºAno! Sem nível de desenvolvimento linguístico e intelectual para frequentar instituições de formação.

Ao que isto chegou!

Vamos todos, salvar a Língua portuguesa em Cabo Verde! Estimemo-la, falando, escrevendo e expressando-a com afecto,esta a nossa língua, segunda que é a língua portuguesa!



0 comentários:

Enviar um comentário