A nossa bela Língua...

quarta-feira, 7 de maio de 2014


Ainda no rescaldo das celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)...

Interessante é que não dei conta, que tivesse havido a nível das escolas do país alguma comemoração especial, diferenciada, para o Dia da nossa Língua segunda, oficial e veicular do ensino?!...

Sei que a importância da Língua portuguesa, foi celebrada na cidade da Praia, em actividades conjuntas, no Centro Cultural Português, com a Academia Cabo-verdiana de Letras e com o Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Cabo Verde. A Rádio Nacional, através do programa o professor e do Jornalista Daniel Medina – que mantém também uma rubrica radiofónica semanal: «Língua Viva» com questões sobre a Língua portuguesa – que entrevistou alguns membros da ACL sobre a importância da Língua comum da CPLP, em Cabo Verde. Na cidade do Mindelo, o Centro Cultural Português local, vem celebrando a Língua portuguesa e a cultura lusófona e assim se seguirá até ao final do mês, com actividades culturais, ludo/artísticas na nossa língua segunda.

Na minha opinião, o falante jovem cabo-verdiano escolarizado, ou em processo de escolarização, infelizmente, padece actualmente de uma contracção, de um acanhamento linguístico ( a ausência da Língua portuguesa nos seus hábitos académicos) e de um definhamento no seu raciocínio lógico / dedutivo que a língua veicular do ensino lhe proporciona. Estes são entre outros, os males de que enfermam gravemente, o nosso sistema de ensino/aprendizagem.
Tendo em 2014, atingido um máximo já insuportável, com o Brasil a exigir melhor preparação na língua comum, aos candidatos cabo-verdianos às suas universidades, os quais, não têm um português capazmente – em termos de expressão oral e escrita – para perceber, descodificar e deduzir os cursos ministrados nas instituições académicas daquele país, a que os nossos estudantes concorrem. Ao que isto chegou! É de bradar aos céus!



1 - Seria bom reflectirmos seriamente da importância da prática oral e escrita da nossa língua segunda, pois que o português vem ganhando uma expansão e uma procura neste século, a todos os níveis notáveis. O seu valor económico, como língua de negócios, disparou. A Língua portuguesa ocupa o 6º lugar entre as Línguas do mundo mais procuradas actualmente para negócios. A Língua portuguesa é hoje, a Língua mais falada no hemisfério sul.

2- Entre as 20 Línguas mais faladas no mundo e de acordo com os dados do Observatório da Língua portuguesa, ela ocupa o 4º lugar.

3- Um dado interessante, o Japão aspira ser membro observador da CPLP, e o ensino da Língua portuguesa que já é significativo na China, conhece actualmente, o mesmo no Japão.

4- Outro dado interessante é o contributo do fenómeno futebol, na procura e na demanda da língua portuguesa. A próxima Copa mundial no Brasil, está a ser também responsável por isso. Igualmente, tal já havia acontecido na Copa africana na África do Sul com as equipas de Angola e de Cabo Verde.

Logo, os jovens cabo-verdianos só terão vantagens em expressarem-se em português.

Se hoje somos mais de 250 milhões de falantes da Língua portuguesa, o Observatório da Língua, estima que num curto horizonte temporal, (2020) este número subirá para 400 milhões, o número de falantes do português.
Só espero, que os falantes cabo-verdianos arrepiem caminho nesse “abandono” do português como língua viva de comunicação, e não venham mais tarde, com a expansão e a difusão que está a ter a nossa língua comum, exclamar pesarosa e arrependidamente: “… Olha, afinal, nós já a tivemos, já a falámos esta rica língua! “ Abrenúncio! Espero que tal nunca venha a acontecer.




1 comentários:

Anónimo disse...

Excelente reflexão.
será consequência ou efeito perverso de querer colocar a primeira "o criollo" em primeiro plano

Enviar um comentário