E então? Não se inferem consequências??...

sexta-feira, 15 de março de 2019


Vem isto a propósito do recente incidente – de muito mau gosto, diga-se de passagem – entre o Parlamento cabo-verdiano e a CEDEAO, por causa da deslocalização súbita, e quase sobre a hora, de eventos parlamentares dos Estados membros da organização regional aqui referida, previamente acordados para a ilha do Sal e ... “sens mobile apparent” “transferidos” para Dakar.
Ora bem, o Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde considerou, e bem, a atitude da CEDEAO como hostil, altamente deselegante e incorrecta para com Cabo Verde.
Toda a razão, senhor Presidente! Não podíamos estar mais de acordo. Mas, pensamos que é tempo de retirarmos consequências dessa boa caracterização comportamental que fez da CEDEAO, tanto mais que não se trata de um caso virgem e isolado de tratamento indigno e desrespeitoso.
O Senhor Presidente da Casa parlamentar cabo-verdiana é um político muito experimentado e bastante sagaz, temos a certeza,  que fez a hermenêutica (política) da mensagem da CEDEAO e sabe que as suas contundentes e oportunas  palavras – que se confundem com as de uma Nação profundamente indignada e ofendida – não terão qualquer eco, nem qualquer consequência que não seja a satisfação de expressar os nossos sentimentos.
Sem querermos adiantar quaisquer conclusões – suas, do Governo ou do nosso Parlamento –perguntamos:
Será que nos querem dizer que não nos querem no clube? Será que eles nos estão a solicitar que nos retiremos de motu próprio como Estado membro porque não somos desejados?
Se sim, porque continuamos a fazer de desentendidos? A esbracejar e a perorar como pedintes e a espera de mais ultrajes e humilhações para tomar uma decisão? Quais as vantagens de pertencer a um conclave que de desenvolvimento económico como aponta a própria sigla, nada tem? Que apenas se limita a gerir, e muito mal, conflitos na região, por vezes com  parcialidade óbvia de acordo com esconsos interesses.  Então, digam-nos: o que faz Cabo Verde no meio disso?
Estas ilhas atlânticas merecem melhor sorte do que pertencer à C_ E_D_E_A_O...
Já é mais do que tempo de colocar um ponto final a semelhante patrono.

0 comentários:

Enviar um comentário